Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae
 Leach, 1820
Subfamília: Picinae
 Leach, 1820
Espécie: V. maculifrons

Nome Científico

Veniliornis maculifrons
(Spix, 1824)

Nome em Inglês

Yellow-eared Woodpecker


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Picapauzinho-de-testa-pintada

O picapauzinho-de-testa-pintada é uma ave piciforme da família Picidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: de venilia = pica-pau → referente ao gênero Venilia (Bonaparte, 1850); e -ornis = pássaro; e do (latim) macula = pinta, mancha; e frons = testa, fronte; maculifrons = com a testa manchada, com a testa pintada. ⇒ Ave pica-pau com a testa pintada.

Características

Mede 16 centímetros. Vértice pardo, fronte pintada de branco e nuca vermelha no macho e pardo-amarelada na fêmea. Largo colar amarelado; manto marrom-esverdeado com indistintas máculas amarelas. Partes inferiores pardo-claras barradas de preto. Imaturo com vértice avermelhado. Seu nome comum em inglês refere-se à nuca amarela de ambos os sexos - uma característica não compartilhada por qualquer outra espécie do gênero Veniliornis.

Voz: Um trêmulo e sonoro “ü, ü, ü, ü…”, levemente ascendente para depois ascender; canto bem distinto. Tamborila um “trrrrr”.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Alimenta-se de insetos e suas larvas.

Reprodução

Faz seu ninho escavando buracos em troncos e galhos de árvores mortas e palmeiras, onde põe seus ovos brancos e brilhantes.

Hábitos

Endemismo pouco conhecido da Mata Atlântica. Vive em matas secundárias tanto nas baixadas como na Serra do Mar (Rio de Janeiro), clareiras, bordas de matas, plantações e capoeiras. Aparentemente não penetra no interior da mata primária. Encontrado aos casais e acompanha bandos mistos de aves.

Distribuição Geográfica

É endêmica de Mata Atlântica úmida no Brasil oriental. Ocorre do sul da Bahia, Espírito Santo ao Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais.

Status de conservação: LC ( IUCN ).

Referências

Galeria de Fotos